Procura por cadastro do Auxílio Brasil cresce e cria fila da fila
O benefício está previsto para acabar em dezembro de 2022
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A fila de espera para receber o Auxílio Brasil apresentou um aumento nos últimos meses. Além disso, a quantidade de famílias que buscam realizar o cadastro para conseguir o benefício -a chamada “fila da fila”- também vem crescendo.
Como relataram algumas prefeituras, as filas nos centros de assistência social voltaram, gerando um aumento nas tentativas de cadastro. Especialistas em políticas sociais, no entanto, não são favoráveis ao desenho do programa, destacando que há muitos excluídos dos cadastros de beneficiários
Sendo assim, aqueles que estão na “fila da fila” e não conseguirem se cadastrar, seguirão sem receber o benefício. De acordo com analistas, o auxílio está previsto para acabar em dezembro de 2022.
"As pessoas estão tentando se cadastrar e não conseguem, porque as prefeituras não estão dando conta de tanta procura. Já as pessoas que se cadastraram continuam na fila sem saber se vão receber, mesmo dentro dos critérios. O principal questionamento delas é: já que vão aumentar o valor, será que vão liberar para todos que estão na fila?", disse Paola Carvalho, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, à Folha de São Paulo.