• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção de grãos no Brasil deve atingir 269,3 milhões de toneladas, estima Conab
Economia

Produção de grãos no Brasil deve atingir 269,3 milhões de toneladas, estima Conab

Condições climáticas podem reduzir produção em 6,7%

Por Da Redação
Ás

Produção de grãos no Brasil deve atingir 269,3 milhões de toneladas, estima Conab

Foto: Agência Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, ontem (7), que a produção de grãos no Brasil poderá chegar a 269,3 milhões de toneladas na safra 2021/22. O número é 5,4% maior do que o registrado na safra anterior, o que representa uma expectativa de aumento de 3,8 milhões de toneladas.

No entanto, a previsão é menor do que a divulgada no primeiro levantamento da companhia, que projetava uma safra de 288,6 milhões de toneladas. Ao comparar com o volume divulgado hoje, há uma redução de 6,7% (ou 19,3 milhões de toneladas), em relação à projeção anterior.

A entidade acredita que a queda nas expectativas se deve às “condições climáticas adversas” observadas nos estados da Região Sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, com perdas maiores na soja e no milho.

Soja e milho
A soja tem produção prevista em 122,4 milhões de toneladas, o que representa redução de 11,4% em relação à safra anterior. Para a soja em grãos, a expectativa é que o estoque ao final deste ano seja de 2,5 milhões de toneladas – praticamente em estabilidade em relação ao último levantamento.

Já a expectativa da produção de milho é de 115,6 milhões de toneladas, número 32,7% maior do que o registrado no ciclo anterior. Conforme a Conab, a colheita da 1ª safra do cereal “está adiantada, na 2ª predomina a fase de desenvolvimento e a 3ª safra inicia o plantio a partir da segunda semana de abril”.

Algodão, arroz e feijão
No caso do algodão, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento, o que deve estimar uma produção de 2,83 milhões de toneladas da pluma, 19,9% superior à safra passada. Já para o feijão, a previsão é de uma safra de 3,1 milhões de toneladas, resultado 7,6% acima do registrado na safra anterior. “A primeira safra da leguminosa está com a colheita encerrada, a segunda está em andamento e a terceira safra com o plantio ocorrendo a partir de meados de abril”, detalha a Conab.

Já a produção estimada de arroz está em 10,5 milhões de toneladas (10,5% inferior ao volume da safra passada). Deste total, 9,7 milhões de toneladas têm como origem o cultivo irrigado e 0,8 milhão de toneladas com o plantio de sequeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.