Produção de veículos cresceu 5,4% em 2022, informa Anfavea

Entidade mostra o balanço da produção de veículos em todo o país

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Produção de veículos cresceu 5,4% em 2022, informa Anfavea

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, saíram das linhas de montagem em 2022 2,37 milhões de veículos, o que corresponde a um crescimento de 5,4% contra 2021. Somente em dezembro foram fabricados 191,5 mil carros. A entidade também informou que a expectativa para 2023 é alta de 2,2% na produção com 2,42 milhões de automóveis fabricados no país.

Em relação às vendas, a Anfavea destacou que dezembro foi o mês de maior volume com 216,9 mil unidades licenciadas, o que representa um crescimento de 4,8% ante o mesmo período de 2021. Entre janeiro e o último mês de 2022 foram emplacados 2,104 milhões de veículos, o que representou uma ligeira queda de 0,7% contra o ano retrasado. Já para 2023, a expectativa da entidade é de que o mercado brasileiro tenha 2,17 milhões de carros vendidos, o que corresponde a um crescimento de 3%. 

“A questão do crédito é o tema mais urgente a ser atacado. Precisamos de juros mais baixos para atrair mais compradores para os veículos novos, sobretudo os modelos de entrada. Além disso, temas como a reindustrialização e a descarbonização nos impõem desafios e oportunidades. Vamos continuar mantendo o diálogo com os novos governantes em nível federal e estadual, além dos parlamentares, de forma a contribuir para o fortalecimento da nossa indústria ante uma conjuntura global cada vez mais competitiva”, destacou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

A Anfavea também informou que foram exportados 480,9 mil veículos em 2022, o que representa um crescimento de 27,8% contra o acumulado de 2021. A entidade ainda destacou que em valores as exportações tiveram alta de 37,6%, por causa do envio de veículos com maior valor agregado, como os SUVs.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário