Produção industrial baiana cai 1,3% em setembro, diz IBGE
É a terceira retração consecutiva, porém, menos intensa do que as duas anteriores: -7,0% entre junho e julho e -2,9% entre julho e agosto
Foto: Reprodução/Pixabay
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (8), mostra que a produção industrial caiu em 12 dos 15 locais investigados na passagem de agosto para setembro, quando o índice nacional recuou 0,7%. Na Bahia, o indicador registrou queda de -1,3%.
Essa é a terceira retração consecutiva, porém menos intensa do que as duas anteriores: -7,0% entre junho e julho e -2,9% entre julho e agosto. Segundo o levantamento, o resultado para o estado foi o 9º menor dentre os 15 locais pesquisados. Destes, 12 tiveram recuos, com os piores resultados sendo registrados em Santa Catarina (-5,1%), Paraná (-4,3%) e Pará (-3,7%). Os únicos locais com altas foram Ceará (3,7%), Pernambuco (2,0%) e a Região Nordeste como um todo (0,6%).
No acumulado nos nove primeiros meses de 2022, frente ao mesmo período do ano anterior, a Bahia é um dos 7 locais com resultados positivos na indústria, tendo o 2º maior aumento de produção do país (5,6%), atrás apenas do registrado em Mato Grosso (25,7%). O país como um todo apresenta queda (-1,1%). Nos 12 meses encerrados em setembro, a indústria baiana apresentou o seu primeiro resultado positivo (0,6%), frente aos 12 meses imediatamente anteriores, desde maio de 2019.