• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção industrial baiana tem 2º maior crescimento do país em março frente ao período de 2021
Economia

Produção industrial baiana tem 2º maior crescimento do país em março frente ao período de 2021

O setor também teve uma variação positiva de 0,1% frente a fevereiro

Por Da Redação
Ás

Produção industrial baiana tem 2º maior crescimento do país em março frente ao período de 2021

Foto: Reprodução/Agência Brasil

No mês de março, a produção industrial na Bahia registrou um resultado positivo em março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021, com 8,6%. Esse foi o primeiro avanço no indicador após 14 quedas seguidas, registradas entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022. Em março, o setor também teve uma variação positiva de 0,1% frente ao mês anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado para o estado, no entanto, ficou levemente abaixo do índice nacional (0,3%) e foi o 9º melhor deste os 15 locais apurados. Os maiores crescimentos puderam ser vistos em São Paulo (8,4%), Ceará (3,8%) e Mato Grosso (2,8%).

Por outro lado, dentre os 15 locais, apenas seis tiveram quedas na produção o industrial, na passagem de fevereiro para março, com as maiores retrações apresentadas em Santa Catarina (-3,8%), Pará (-3,3%) e Espírito Santo (-3,0%).

Crescimento da produção industrial

O crescimento da produção industrial da Bahia entre março de 2022 e março de 2021 foi em decorrência ao avanço registrado pela  indústria de transformação (9,9%), que cresceu pelo segundo mês consecutivo. Por outro lado, a indústria extrativa apresentou sua terceira queda seguida (-11,9%)

Das 11 atividades da indústria, pelo menos seis tiveram crescimento, entre eles a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (200,2%), a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (37,9%) e fabricação de outros produtos químicos (9,5%).

Por outro lado, houve quedas em 5 das 11 atividades da transformação, sendo as mais relevantes na metalurgia (-38,3%) e na fabricação de produtos de borracha e de material plástico (-9,6%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.