Produção industrial cresce pela sétima vez em novembro, aponta IBGE
Setor teve avanço de 1,2% em relação a outubro
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A produção industrial no Brasil cresceu pela sétima vez seguida em novembro e descartou as perdas obtidas no momento mais crítico da pandemia de Covid-19, após indicar alta de 1,2% em relação a outubro. É o que aponta os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Somado aos crescimentos de maio a outubro, o setor teve alta de 40,7%, o que elimina a perda de 27,1% entre março e abril, meses de maior impacto econômico provocado pelas medidas de isolamento social rigorosa em razão da pandemia de Covid-19. Com isso, o setor está 2,6% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro.
O IBGE apontou ainda que em novembro, todas as grandes categorias apresentaram crescimento na comparação com outubro. O o desempenho de Bens de capital (7,4%) e Bens de consumo (6,2%), que tiveram as maiores taxas positivas.
Outras atividades tiveram papel importante no resultado da indústria em novembro, como Confecção de artigos do vestuário e acessórios (11,3%), Máquinas e equipamentos (4,1%), Impressão e reprodução de gravações (42,9%), Couro, artigos para viagem e calçados (7,9%), Bebidas (3,1%), Produtos de metal (3,0%) e Outros equipamentos de transporte (12,8%).
Já entre as atividades que tiveram queda, os principais impactos negativos foram: Produtos alimentícios (-3,1%); Indústrias extrativas (-2,4%) e Produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,8%).