• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Produção industrial recua pelo 3º mês seguido sem novo crescimento, diz IBGE
Brasil

Produção industrial recua pelo 3º mês seguido sem novo crescimento, diz IBGE

Setor sofre com nível das taxas de juros e figura em patamar 2,6% abaixo do período pré-pandemia

Por Da Redação
Ás

Produção industrial recua pelo 3º mês seguido sem novo crescimento, diz IBGE

Foto: Reprodução/Volkswagen

A produção industrial brasileira recuou 0,2% em fevereiro e emendou o terceiro mês seguido sem nova alta, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A série negativa foi apresentada pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), setor responsável por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), que está 2,6% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 19% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Com a sequência de três meses no vermelho, a atividade acumula baixa de 0,6% no período de perdas. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção está 2,4% menor.

Das 25 atividades pesquisadas pelo IBGE, nove apresentaram recuo no mês de fevereiro. Entre os destaques negativos aparecem os ramos de produtos alimentícios (-1,1%), produtos químicos (-1,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,5%). Também as atividades de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,5%) e de produtos de metal (-1,4%) ajudaram a pressionar a variação negativa da indústria nacional.

Por outro lado, as indústrias extrativas (+4,6%) e os segmentos de bebidas (+3,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (+0,5%), impressão e reprodução de gravações (+11,2%) e de produtos diversos (4%) foram na contramão do resultado geral e ampliaram sua produção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário