Produtora de vacina da Pfizer prevê que Covid-19 deverá ser endêmica

Constatação foi feita nesta semana, durante apresentação a investidores e cientistas

Por Da Redação
Ás

Produtora de vacina da Pfizer prevê que Covid-19 deverá ser endêmica

Foto: Reprodução/Jornal Boa Vista

Um ano depois do começo da maior pandemia já enfrentada em cem anos, cientistas admitem que a Covid-19 pode se tornar endêmica e que a doença deve conviver com a humanidade, assim como outras doenças que circulam pelo planeta. Uma ação contra o vírus o levaria a um controle, mas o cenário mais provável é que sua erradicação passe a ser um sonho distante. O alerta foi dado nesta semana por Ugur Sahin, proprietário da BioNTech, o laboratório na Alemanha que desenvolveu a primeira vacina aplicada contra a Covid-19, em parceria com a Pfizer. 

Sahin fez a constatação em uma apresentação a investidores e especialistas do mundo das ciências. Num dos momentos do encontro, um slide que ele mostraria diz claramente: "Covid-19 provavelmente se tornará uma doença endêmica". Se a frase num evento com investidores e a comunidade científica poderia dar a impressão de ser uma operação para convencer parceiros a comprar a vacina ou ações da empresa, a constatação do caráter endêmico encontra apoio dentro da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em reuniões fechadas da agência, algumas das vozes mais importantes da organização defendem que a instituição seja transparente sobre esse ser um dos cenários mais prováveis. Outros, porém, alertam que fazer tal declaração poderia dar uma mensagem de que não há como se desfazer a doença e que, portanto, a única maneira é conviver com ela. Esse caminho, porém, abriria por sua vez uma brecha para uma maior complacência por parte da sociedade e, como resultado, uma explosão no número de mortes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário