Produtos e serviços ligados a Páscoa aumentam 10,27%, diz Fecomércio-BA
O tomate é o maior vilão, com alta de mais de 70%
Foto: Reproduçã/Agência Brasil
A Páscoa deste ano vai ficar mais cara para os consumidores da Região Metropolitana de Salvador. De acordo com dados da Fecomércio-BA, a cesta de produtos e serviços ligados ao período está cerca de 10,27% mais cara na comparação com o mesmo período de 2021.
“Embora essa variação seja menor do que a média da inflação geral, de 11,92%, a variação superior a 10% tem um impacto imenso sobre o poder de compra das famílias”, destaca o consultor econômico da Federação, Guilherme Dietze. Em relação aos produtos específicos dos supermercados, por exemplo, o aumento médio é de 13,45%.
Conforme a entidade, o grande vilão é o tomate, com crescimento anual de 71,78%. Na sequência, aparecem as cervejas com aumento de 22,75%, puxado pelo encarecimento dos insumos importados, derivados do trigo.
Sobre o chocolate, Dietze pontua que “quem tiver na mente comprar o chocolate em barra ou bombom vai pagar um preço 13,28% mais caro do que há um ano”.
Apesar dos aumentos, há opções que o consumidor pode escolher para reduzir os impactos da inflação. O tradicional peixe, por exemplo, subiu em média 4,55%, percentual abaixo da média geral. Outro item é o arroz, que teve retração de 9,35%.
“O arroz é um exemplo que pode ser mais aproveitado por estar com queda nos preços. A cebola é outro exemplo para aumentar a quantidade no prato e, por outro lado, deixar o tomate fora do cardápio deste ano”, pontua o consultor econômico da Federação.