Professor é afastado após exibir filme O Lobo de Wall Street a alunos de instituto federal
Profissional foi afastado na quarta-feira (17), por exibir conteúdo não recomendado a faixa etária dos alunos

Foto: Reprodução
O Instituto Federal do Piauí (IFPI), afastou, na quarta-feira (17), um professor situado no campus do município de Corrente, após o profissional exibir o filme "O Lobo de Wall Street" para alunos do ensino médio.
O instituto decidiu por afastar o profissional, devido a exibição do filme, recomendado para maiores de 18 anos por conter cenas de sexo, nudez e consumo de drogas, à menores de 18 anos.
Em comunicado oficial, o IFPI informou que o material apresentado não possuía "classificação etária recomendada para a idade dos alunos".
A instituição repudiou a conduta do professor, que não teve a identidade divulgada, e relatou que o episódio foi formalmente denunciado após os estudantes compartilharam imagens da exibição em sala de aula. Segundo o IFPI, são realizadas ações para orientar os funcionários junto a outros servidores do campus.
O caso foi enviado à Controladoria Interna do IFPI para a instauração de Processos Administrativos Disciplinares (PAD).
Confira nota do IFPI na íntegra:
"O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, em virtude da exibição de filme com classificação etária não recomendado para a idade dos alunos durante uma atividade escolar em sala de aula no campus Corrente, vem a público repudiar quaisquer atos desta natureza. Ressaltamos que estas práticas não condizem com as diretrizes desta instituição que preza pela ética, respeito e segurança de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.
Os casos constatados ou formalmente denunciados são encaminhados à Controladoria Interna do IFPI para abertura de Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e seguem os ritos e prazos processuais legais necessários para a devida apuração. Reforçamos que esse tipo de denúncia tem prioridade na apuração e aplicação de sanções de acordo com a legislação.
Reforçamos que o servidor envolvido na situação foi afastado para apuração dos fatos, foi aberto um procedimento preliminar para apuração de fatos e atividades orientativas já estão sendo realizadas com servidores e colaboradores.
O IFPI possui equipe multidisciplinar em seus quadros que estão aptos a ouvirem e realizarem acompanhamentos que se façam necessários referentes a esta temática como uma forma de garantir amparo às vítimas deste tipo de situação.
Reafirmamos o nosso compromisso em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das Instituições de Ensino."


