Professores baianos vencem Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Vitórias de Jorge Augusto, João Carlos Salles, e Naomar de Almeida Filho foram anunciadas na terça-feira (5)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Professores baianos vencem Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Foto: Reprodução/TV Sudoeste | Redes Sociais

Três professores baianos venceram o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, considerada a premiação com maior reconhecimento literário do país, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Jorge Augusto, João Carlos Salles, e Naomar de Almeida Filho, foram anunciados como campeões, na terça-feira (5), em diferentes categorias da premiação.


Jorge Augusto vence categoria Letras, Linguística e Estudos Literários

Na categoria "Letras, Linguística e Estudos Literários", o doutor em Literatura Jorge Augusto, de 43 anos, foi o vencedor com o livro "Modernismo Negro", publicado no ano passado. Na obra, Jorge aborda reflexões sobre o movimento cultural e artístico do modernismo brasileiro diante da perspectiva das experiências negras e periféricas, onde dialoga com a obra do escritor Lima Barreto.

Jorge Augusto não pôde comparecer à cerimônia, e o prêmio foi recebido por um representante do professor. Ele que além de escritor e professor, também é poeta, nasceu em Salvador e dá aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (Ufba).


Gatos, peixes e elefantes campeão em Filosofia

O título "Gatos, peixes e elefantes: A gramática dos acordos profundos” foi o campeão na categoria "Filosofia". O livro, de autoria do filósofo e ex-reitor da Ufba, João Carlos Salles, explora a natureza dos desacordos complexos entre as pessoas, a partir dos pensamentos de um trecho de uma carta do filósofo Ludwig Wittgenstein para o economista italiano Piero Sraffa.

O baiano esteve presente no evento, recebeu a estatueta, e agradeceu o carinho das mensagens de apoio, nas redes sociais. Ele que também é professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba celebrou a vitória aos demais baianos na competição.


Naomar Filho vence com livro sobre pós-pandemia

O professor do Instituto de Saúde Coletiva e também ex-reitor da Ufba, Naomar de Almeida Filho venceu a categoria "Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social", com o livro "Epidemiologia no pós-pandemia: De ciência tímida a ciência emergente”, o qual aborda os impactos da pandemia de Covid-19 sobre os paradigmas da epidemiologia contemporânea.

Em sua 2ª edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico é fruto do tradicional Prêmio Jabuti, criado há mais de seis décadas e a maior premiação no campo literário do Brasil. Cada vencedor recebeu a tradicional estatueta do Jabuti e uma premiação de R$ 5.000.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário