• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Professores da capital baiana podem se inscrever para programa de redução da distorção entre idade e série
Bahia

Professores da capital baiana podem se inscrever para programa de redução da distorção entre idade e série

Iniciativa visa regularizar o fluxo educacional

Por Da Redação
Ás

Professores da capital baiana podem se inscrever para programa de redução da distorção entre idade e série

Foto: Getty Images

Os professores da rede pública municipal de ensino da capital baiana podem se inscrever até janeiro de 2022 no programa de regularização de fluxo ‘Chegando Junto’. Ação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, visa reduzir a taxa de distorção idade/série entre estudantes do 6º ao 8º ano do Fundamental 2. O cadastro de manifestação de interesse está disponível no site (aqui).

O indicador distorção idade-série é o dado estatístico que acompanha, em cada série, o percentual de alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. Dados do Censo Escolar 2020 mostram que a maior taxa de distorção idade-série está entre os alunos do sexo masculino, em todas as etapas de ensino. De acordo com a pesquisa, a taxa alcança 22,7% das matrículas dos anos finais do ensino fundamental e 26,2% das matrículas do ensino médio.

Visando ajustar a defasagem entre a idade do aluno e a idade recomendada para a série que ele está cursando, o programa Chegando Junto oferece um cronograma educacional intensivo de 18 meses. Nesse período, os materiais específicos para que os estudantes contemplados possam ajustar a distorção serão aplicados em turmas de 30 alunos. 

As turmas serão compostas sem seriação, ou seja, com estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Fundamental 2 compartilhando a mesma sala. Em lugar das aulas convencionais, eles vão frequentar as aulas do programa, no mesmo turno de sua matrícula regular, conforme o calendário escolar.

De acordo com a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, a expectativa é que o programa atenda 8 mil estudantes das 64 escolas municipais com turmas do Fundamental 2. “O grande objetivo é atingirmos as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, que estipula redução das taxas de distorção idade/série para 10% nos anos iniciais (do 1º ao 5º) e 17% nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental”, explicou a diretora.

Conteúdos

De acordo com os responsáveis pelo programa de regularização de fluxo Chegando Junto, o conteúdo programático será dividido em três grandes áreas do conhecimento, que são Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Exatas. 

Os 194 professores efetivos selecionados para lecionar na iniciativa devem obter uma formação prévia de 100 horas e atuarão com carga horária de 20 ou 40 horas semanais. Além deles, dez mediadores compõem a equipe do programa, assumindo funções de tutoria das turmas e assistência pedagógica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário