• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Professores da UNEB aprovam estado de greve em campanha por recomposição salarial
Bahia

Professores da UNEB aprovam estado de greve em campanha por recomposição salarial

Movimento para greve pode ser finalizado na quinta-feira (19), caso o governo apresente uma proposta que agrade os docentes

Por Da Redação
Ás

Professores da UNEB aprovam estado de greve em campanha por recomposição salarial

Foto: Murilo Bereta /Aduneb

Professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) aprovaram, na tarde de segunda-feira (16), o estado de greve da categoria – que está em campanha por recomposição salarial. Esse é a última etapa antes que a greve por tempo indeterminado seja iniciada. O movimento, no entanto, pode ser finalizado na quinta-feira (19), caso o governo apresente uma proposta que agrade os docentes, como se comprometeu.

A última proposta do governo, também rechaçada pela categoria docente, propunha um ganho real, ou seja, com valor acima da inflação, que em dezembro de 2026 atingiria o índice de apenas 3,5%, pago em três parcelas de 1,15%. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), desde 2015, as perdas acumuladas em decorrência da inflação chegam a 35% dos salários. 

Em nota, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) informou que, embora a possível deflagração direta da greve estivesse na pauta da assembleia de segunda-feira, a categoria resolveu reforçar o interesse em negociar e adotou a estratégia de aguardar a nova proposta do governo, que será apresentada na mesa de negociação na quinta.

Os representantes do governo tinham se comprometido a apresentar uma nova proposta apenas na segunda-feira (23), mas a mesa de negociação foi reagendada com a pressão da dos trabalhadores. Durante a assembleia, a tônica dos discursos feitos pela categoria docente foi o descontentamento e a indignação com a falta de vontade política do Governo da Bahia, na mesa de negociações.

A próxima assembleia docente, que poderá iniciar a greve, já foi agendada para a segunda-feira (23).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário