Profissionais da enfermagem realizam carreata em Salvador nesta quinta-feira (20)
Manifestantes voltam a pedir a aprovação de piso salarial, que tramita no Congresso
Foto: Reprodução/G1/TV Bahia
Trabalhadores da enfermagem iniciaram uma carreata, na manhã desta quinta-feira (20), na região da Avenida ACM, em Salvador. O protesto reivindica a aprovação do projeto de lei 2.564/2020, que determina o piso salarial da categoria e que está tramitando no congresso nacional. Na semana passada, uma outra manifestação em prol da aprovação da proposta foi realizada no Farol da Barra.
A carreata saiu da frente do Shopping da Bahia e tem como destino à Assembleia Legislativa (Alba), na Avenida Paralela, um trecho de cerca de sete quilômetros. Segundo a Transalvador, a manifestação não está causando dificuldades no trânsito da região.
De acordo com Jimi Medeiros, presidente do Conselho Regional de Enfermagem na Bahia (Coren-BA), o ato busca a valorização da enfermagem. "Estamos lutando pelo piso salarial que tramita no congresso nacional. A média na Bahia do salario de um profissional da enfermagem é de um a dois salários mínimos", disse.
Ele ainda contou que, caso seja aprovado o piso salarial estabelece vencimento de cerca de quatro salários mínimos para técnicos de enfermagem e seis para enfermeiros. Medeiros destacou ainda que, ao chegarem na Alba, representantes da categoria serão recebidos pelo presidente da Casa.