• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Programa Desenrola Brasil tem aumento expressivo nas contas de nível ouro e prata
Brasil

Programa Desenrola Brasil tem aumento expressivo nas contas de nível ouro e prata

Nova fase do programa eleva adesão à certificação de segurança para participação em renegociação de dívidas

Por Da Redação
Ás

Programa Desenrola Brasil tem aumento expressivo nas contas de nível ouro e prata

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em apenas dez dias, a nova etapa do programa Desenrola Brasil impulsionou a adesão às contas de nível ouro e prata na plataforma gov.br, destinada aos serviços do governo federal. O aumento registrou 268 mil novas contas.

Diversos serviços públicos digitais demandam a utilização de uma conta gov.br nos níveis ouro ou prata, que requerem autenticações mais rigorosas, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo. Essa certificação representa um acréscimo significativo de segurança nas operações realizadas no site e se torna pré-requisito para participação no programa de renegociação de dívidas com desconto, que teve início em 9 de outubro.

De acordo com o Ministério da Gestão, a nova fase do Desenrola Brasil estima beneficiar 32 milhões de pessoas. "Dentro desse total, 29,63% possuem contas ouro e 13,09% contas prata, o que denota um aumento de aproximadamente 268 mil contas nesses níveis desde o lançamento da nova fase", destaca a pasta em comunicado. A nota ainda acrescenta: "Já com conta bronze, são 43,80%, uma diminuição de cerca de 185 mil contas deste nível no mesmo período. E ainda temos 13,48% de possíveis beneficiários sem conta, o que representa uma diminuição de quase 83 mil pessoas sem cadastro no âmbito de potenciais beneficiários."

Atualmente, mais de 153 milhões de contas têm acesso a 4.200 serviços digitais, incluindo o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Declaração do Imposto de Renda e, agora, o Desenrola Brasil. Os níveis de segurança abrangem três categorias: bronze, prata e ouro, sendo o bronze o nível considerado básico, e o ouro, o de segurança máxima.

Para obter uma conta prata, o cidadão deve passar pelo reconhecimento facial para conferência de sua foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível adquirir uma conta desse nível por meio da validação de seus dados em um banco credenciado pela plataforma gov.br.

A conta ouro, por sua vez, é a de mais alto nível de segurança, concedendo acesso a qualquer serviço público digital. Para alcançar esse patamar, é necessário realizar o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou através do QR code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou ainda, por meio de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Para realizar o cadastro, acesse www.gov.br; Selecione "Entrar com gov.br"; Digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta; Preencha um formulário simples, com validação de dados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma agência do INSS ou nos postos do Senatran, no entanto, esse formulário permite apenas o nível bronze; Para avançar para o nível prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco credenciado; Para o nível ouro, é necessário reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, validação a partir do QR code da Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

A conta gov.br é essencial para acessar serviços digitais e apresentar documentos digitais, proporcionando identificação segura e facilitada. Além dos serviços, ela permite a assinatura de documentos eletronicamente e a realização de prova de vida digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário