• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Programa para reduzir Custo Brasil vai potencializar novo PAC, afirma secretária do Mdic
Brasil

Programa para reduzir Custo Brasil vai potencializar novo PAC, afirma secretária do Mdic

O ministério calculou o Custo Brasil em R$ 1,7 trilhão, cerca de 20% de PIB

Por Da Redação
Ás

O programa estruturado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) para reduzir o Custo Brasil vai potencializar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A confirmação foi feita pela secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andrea Macera em entrevista à CNN.

“Este programa potencializa as ações do PAC, a medida que têm por objetivo remover entraves regulatórios, simplificar, reduzir burocracia. A ideia, tanto do PAC quanto das medidas trabalhadas no grupo de trabalho do Custo Brasil é mudar a percepção do investidor e atraí-lo, promovendo o emprego e renda no país", disse. 

O ministério calculou o Custo Brasil em R$ 1,7 trilhão, cerca de 20% de Produto Interno Bruto (PIB). O valor mede a despesa adicional que empresas nacionais enfrentam para produzir localmente, comparada à média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

De acordo com Andrea Macera, a ideia do governo é levar ao ar no primeiro trimestre de 2024 o “observatório do Custo Brasil”, que vão conter as informações desta agenda, bem como avanços obtidos.

“Vamos ter uma metodologia, com auxílio da FGV, que permita fazer o seguinte cálculo: dentre os 17 projetos sob execução somados aos 24 projetos em monitoramento, a medida que as soluções forem implementadas, o quanto isso impacta na redução do Custo Brasil?”, explica.

Ainda segundo a secretária, o grupo de trabalho ainda não tem metas porque a prioridade neste primeiro momento foi moldar uma agenda de consenso no governo. No entanto, o objetivo foi cumprido “com harmonia entre os Ministérios envolvidos”, o que permite estabelecer metas adiante, para serem cumpridas até 2026.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário