• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Projeto aprovado no Senado dispensa licença ambiental para obras de saneamento até 2033

Projeto aprovado no Senado dispensa licença ambiental para obras de saneamento até 2033

Dispositivo foi incluído em texto aprovado pelo Senado nessa quarta-feira (21)

Por Da Redação
Ás

Projeto aprovado no Senado dispensa licença ambiental para obras de saneamento até 2033

Foto: Governo do Rio/Divulgação

Uma emenda, que faz parte do projeto de aprovado nessa quarta-feira (21) pelo Senado, dispensou de licença ambiental novas estações de tratamento de água e esgoto até que sejam atingidas as metas de universalização do saneamento básico. As informações são da CNN Brasil.

A inclusão foi celebrada pelo setor privado. “Essa mudança é decisiva para transformar a realidade do saneamento no Brasil”, afirma Christianne Dias, diretora-executiva da Abcon (associação que representa as concessionárias privadas de água e esgoto).

De acordo com a Abcon, desde 2020 apenas quatro projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário conseguiram obter licenças ambientais no âmbito federal. Outros 39 empreendimentos seguem na fila.

A dispensa completa de licenciamento vale até o atingimento das metas previstas no marco legal do setor, que estabelece o ano de 2033 – em alguns casos, 2040 – para a universalização dos serviços.

Após esse período, passaria a valer o mecanismo da Licença por Adesão e Compromisso (LAC) para os projetos de saneamento. 

O projeto de lei aprovado agora volta para análise na Câmara dos Deputados, onde foi votado em 2021, por causa de mudanças feitas no Senado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário