Projeto brasileiro visa detectar coronavírus através de áudio de tosse
Pacientes voluntários podem participar através do portal da pesquisa
Foto: Reprodução
Pesquisadores brasileiros iniciaram um projeto que pretende utilizar a inteligência artificial para reconhecer e diagnosticar a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, por meio de áudio da tosse do paciente. A primeira etapa tem como objetivo colher 900 amostra de áudio para que o algoritmo de reconhecimento seja treinado.
Das amostras que serão coletadas, 300 serão de pessoas saudáveis, 300 de indivíduos com diagnóstico positivo para a Covid-19 e 300 com outras doenças respiratórias. Para participar voluntariamento do processo, basta gravar sua tosse, que no caso dos pacientes saudáveis precisará ser forçada, durante 30 e 60 segundos no portal SoundCov.
A expectativa é que após a coleta das amostras, os pesquisadores consigam deixar o serviço disponível em 30 dias.
A ferramenta será essencial para o apoio diagnóstico e não permitir a substituição dos exames RT-PCR convencionais. A solução não poderá confirmar que a pessoa tem o vírus, mas servirá para indicar uma provável infecção, com as instruções para que o paciente se isole e busque se testar.
A inteligência artificial seria capaz de reconhecer os diferentes padrões sonoros para poder gerar essa ferramenta de apoio diagnóstico, com a vantagem de que a pessoa poderia obter informação sem sair de casa e arriscar-se a propagar o vírus.
A pesquisa é desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fazendo uso em um modelo de IA da Intel como resultado de mediação do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Os estudos também terão participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade de São Paulo (USP).