• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Projeto com proposta de batizar rua em Salvador com nome de Olavo de Carvalho pode ser votado na Câmara Municipal
Política

Projeto com proposta de batizar rua em Salvador com nome de Olavo de Carvalho pode ser votado na Câmara Municipal

A proposta foi apresentada pelo vereador Alexandre Aleluia em 2022

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Projeto com proposta de batizar rua em Salvador com nome de Olavo de Carvalho pode ser votado na Câmara Municipal

Foto: Farol da Bahia | Reprodução

O projeto do vereador Alexandre Aleluia (PL), de batizar uma rua em Salvador com o nome de Olavo de Carvalho, pode ser votado no plenário da Câmara Municipal, na ultima sessão do ano, que deve ocorrer no dia 17 de dezembro. A proposta foi apresentada em 2022, mas ainda não houve uma resolução, por apresentar desacordos com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Olavo de Carvalho foi um professor e filósofo que faleceu em 2022. Ele era um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e até hoje é muito defendido por seguidores. O texto de Aleluia foi proposto no dia após a morte de Olavo, mas teve uma demora no retorno. Na proposta legislativa não consta qual rua que teria o nome alterado.

"Os ensinamentos do professor Olavo de Carvalho transcendem a mera formação intelectual, atingindo nossa alma e modificando nossa percepção da vida, do belo e do divino. Como ele mesmo dizia 'Há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre', por isso não tenho dúvidas que seus ensinamentos serão eternos e dignos de todas as homenagens", declarou o vereador, durante a justificativa do projeto. 

É de responsabilidade da Sedur verificar se o nome da pessoa apresentado no projeto já faz parte da nomenclatura de algum outro local, com a finalidade de evitar a duplicidade. Em resposta ao projeto de Aleluia, o órgão solicitou, em 2023, que o vereador apresentasse o histórico de Olavo como justificativa para que o projeto de lei fosse aprovado.

Em resposta ao Sedur, Alexandre Aleluia disse que não é de competência do órgão analisar a justifica relacionada ao homenageado. Além de alegar que "O Poder Executivo desempenha um papel indispensável no processo legislativo, podendo expressar sua opinião no momento da sanção da proposição, mas nunca durante a tramitação do Projeto de Lei.

Aleluia também disse que o texto e todo o projeto legislativo já apresentavam justificativa. Confira o projeto na íntegra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário