Projeto Comprova lança aplicativo para ajudar usuário a identificar conteúdos de desinformação
Plataforma foi desenvolvida com financiamento do Google
Foto: Reprodução/Comprova
O Projeto Comprova, iniciativa colaborativa de verificação de fatos formada por 43 veículos de comunicação e liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), está lançando um aplicativo para celular para ajudar usuários a detectar desinformação.
A primeira versão da ferramenta está disponível no Google Play Store e na Apple Store. Com ela, os cidadãos poderão acompanhar as verificações publicadas pelo projeto, enviar sugestões de conteúdos suspeitos para checagem e conhecer técnicas para identificação de publicações enganosas ou falsas disseminadas nas redes sociais.
A segunda versão, que estará disponível em até duas semanas, permitirá aos usuários fazer algumas investigações de imagens com um recurso de busca oferecido pelo aplicativo. A ideia é que professores também possam usar essa funcionalidade para orientar exercícios de checagem com turmas de Educação Midiática.
Katia Brembatti, presidente da Abraji, afirma que é mais uma iniciativa que mostra como estamos buscando todos os canais para chegar a mais pessoas. “O combate à desinformação exige esforços em várias frentes. O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares”, comentou.
“O aplicativo representa mais um sucesso na história de parceria que temos com o Comprova e chega em um momento muito importante do país“, diz Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil. “Por meio dele, agora o brasileiro vai poder acessar conteúdo checado sobre as eleições diretamente na tela do seu celular.”
Projeto Comprova
O projeto é uma união de veículos de comunicação formada em 2018 para investigar a veracidade de conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais disseminados em redes sociais, aplicativos de mensagens e sites hiperpartidários. Desde então o Comprova já publicou mais de 800 reportagens investigativas e seus profissionais treinaram mais de 5.000 jornalistas e estudantes de jornalismo.