Projeto de Lei propõe incluir Libras na grade curricular de educação básica
A iniciativa é impulsionada pela aproximação do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, em 24 de abril
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O dia 24 de abril marca a data em que a linguagem de Libras, que é a forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora utilizada pela comunidade surda, foi oficialmente reconhecida e regulamentada por lei e foi definido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.
No Senado, várias iniciativas tentam popularizar a linguagem. Um destes projetos é de autoria do senador Romário (PL-RJ), que propõe incluir as Libras na grade curricular da educação básica. De acordo com o político, a comunicação só será efetiva quando qualquer cidadão também for capaz de se comunicar com as pessoas surdas por meio das Libras.
O senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto, afirmou que apoia a iniciativa. "As pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa e as pessoas com deficiência de comunicação, como mutismo e mudez, têm nas Libras uma ferramenta importantíssima para participar da sociedade, mas dependem da difusão deste conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz", afirmou.
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado e está aguardando votação pela Comissão da Educação. As informações são da Agência Senado.