Brasil

Projeto de usina em praia de Fortaleza pode derrubar internet no Brasil

Ação trava embate com operadoras de banda larga; entenda

Por Da Redação
Ás

Projeto de usina em praia de Fortaleza pode derrubar internet no Brasil

Foto: Divulgação/Cagece

Operadoras de banda larga afirmam que a construção de uma usina de dessalinização de água do mar em Fortaleza, no Ceará, pode afetar a integridade dos cabos submarinos que conectam o Brasil à rede global de internet. De acordo com uma reportagem de Carlos Madeiro, do Uol, a usina está planejada para ser construída na Praia do Futuro, onde 17 cabos submarinos estão conectados.

Esse local abriga o segundo maior hub do mundo de sistemas ópticos submarinos, sendo o maior em Marselha, na França. A Praia do Futuro é responsável por direcionar 99% do tráfego da internet do Brasil, com distribuição para países vizinhos do continente americano e até mesmo da África.

Apesar da preocupação das operadoras de banda larga, o governo do Ceará afirmou que não há como mudar o lugar da construção da usina e que o Brasil não corre risco de ficar sem internet com a obra. O Ministério das Comunicações também declarou estar atento e acompanhando de perto a discussão sobre a construção da usina, reconhecendo as preocupações das entidades envolvidas.

O início da construção da usina ainda depende do licenciamento ambiental e liberação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O projeto prevê que a obra forneça água para abastecer as casas de aproximadamente 700 mil moradores de Fortaleza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário