Michel Telles

Projeto Duo Korapoema estreia com apresentação gratuita no Teatro Gregório de Mattos!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Projeto Duo Korapoema estreia com apresentação  gratuita no Teatro Gregório de Mattos!

Foto: Ricardo Soares

O Teatro Gregório de Mattos será palco de um encontro especial nos dias 26 e 27 de janeiro, às 19h: o Recital para Kora e Poema,  que marca a estreia do DUO KORAPOEMA, encontro entre a kora do músico gaúcho Kick Carvalho e os poemas do escritor baiano Juraci Tavares.  O espetáculo terá entrada franca, com distribuição de ingressos a partir das 18h, nos dias das apresentações, no próprio espaço.  

O DUO KORAPOEMA aproxima o músico, pesquisador e construtor Rick Carvalho e o professor, compositor e poeta Juraci Tavares. Em verdade, trata-se de um trio, pois a kora é vida. Tocada por Rick, que a construiu, dialoga com a voz de Juraci, que apresenta uma seleta de textos autorais, mesclando falas, récitas e canções. Tudo com o auxílio da kalimba, do jarro de cerâmica e efeitos percussivos tradicionais, além da programação de um loopstation, criando um sutil sound designer.

A kora é um instrumento musical tradicional, feito de cabaça, couro e madeira e contém 21 cordas de nylon. Original do Oeste da África, faz parte da cultura de países como o Senegal, Mali, Guiné Bissau, Gambia e Gana. Seus tocadores, os "jalis" ou "griots", são guardiões da oralidade. Preservam e transmitem histórias, lendas e tradições por meio de músicas e cantos. De som suave, a kora pode dar fluxo ao sonho e à imaginação do ouvinte.

O poema negro é manifesto estético e programa de lutas. Porta-voz da memória, história, tradição, autoestima e luta pela emancipação do povo negro. Além do conteúdo social e político, elabora-se através de imagens, ritmos, sonoridades e melodias, que permitem fruição prazerosa, mesmo quando tematiza assuntos trágicos, que causem desconforto, como a solidão e a violência.

O duo e o concerto surge de uma provocação do professor, poeta e performer Nelson Maca. Em construção com Juraci e Rick, Maca organizou os textos, o roteiro geral e assumiu a direção e produção do espetáculo. Todos os poemas e canções são oriundos do livro Vocábulos Caminhantes e do disco Umbilical, ambos de Juraci Tavares. Rick Carvalho é responsável pela trilha sonora, centrada na sonoridade da kora, porém utilizando efeitos percussivos orgânicos ou uma sonoplastia a partir do samples. 

O evento conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos e Teatro Gregório de Mattos. 

Juraci Tavares 

Professor, cantor, compositor e poeta, explora elementos da negritude em suas produções. Lançou o disco Umbilical e o livro de poemas Vocábulos Caminhantes. Nascido no bairro da Liberdade, em Salvador, destaca-se como compositor de músicas para blocos afro. Seus poemas e letras de canções se unem às intervenções musicais do gaúcho Rick Carvalho, com quem forma o DUO KORAPOEMA.

Rick Carvalho

Músico e produtor gaúcho, além de baixista, pesquisa, constrói e toca instrumentos africanos. Em constante aprendizagem, busca aproximar elementos das músicas africana e brasileira, criando novas sonoridades, que conectam a ancestralidade, o presente e perspectivas estéticas do futuro. Num diálogo sonoro profundo, interage com a voz poética e musical de Juraci Tavares no DUO KORAPOEMA.

FICHA 

O que: DUO KORAPOEMA - Concerto para Kora e Poesia 

Onde: Teatro Gregório de Mattos / Praça Castro Alves

Quando: Sexta-feira e sábado, 26 e 27/01/24

Horário: 19h 

Entrada gratuita 

*Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário