Projeto Expresso do Brincar chega a Salvador neste final de semana

Proposta visa promover a aprendizagem lúdica para crianças

Por Da Redação
Ás

Projeto Expresso do Brincar chega a Salvador neste final de semana

Foto: Divulgação

Chega a Salvador, neste sábado (27) e domingo (28), o Expresso do Brincar, projeto itinerante que leva o brincar espontâneo como forma de aprendizado para as crianças. Parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar, a iniciativa é realizada pelo Movimento Unidos Pelo Brincar, com apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. O projeto já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para promover a aprendizagem lúdica entre pais e cuidadores a fim de que valorizem o brincar como fator de desenvolvimento integral das crianças e apliquem essas atividades nas rotinas dos pequenos.

 A ação visa movimentar o ecossistema da aprendizagem no Brasil, estimulando não só as famílias, mas também organizações e órgãos públicos a se engajarem em uma agenda que contemple a brincadeira como pilar fundamental no cotidiano das crianças. Com intuito de engajar pais, mães, responsáveis e organizações a adaptar os espaços às necessidades das crianças, o Expresso do Brincar propõe uma programação com brincadeiras espontâneas. O projeto traz “Estações Temáticas”, nas quais pais, cuidadores e crianças poderão interagir com as atividades de acordo com seus interesses.

Entre as estações do Expresso, estão a “Estação Artista”, com quadros de artes, tintas, pincéis e outros objetos que estimulam a criação; “Estação Mundo da Imaginação”, que tem como premissa disponibilizar tempo para a criança explorar o espaço, brinquedos e outros elementos; “Estação Serelepe” para a experienciação dos circuitos motores das crianças, levando em conta a inclusão e acessibilidade para todos às atividades;  “Estação Sossego”, que traz atividades e elementos para trabalhar a concentração e atenção; “Estação mão na massa”, dedicada à construção de brinquedos; “Estação Memórias”, que incentiva brincadeiras regionais com materiais relacionados ao território.

Após a passagem do Expresso do Brincar por cada cidade, será deixado um legado através de materiais de apoio aos parceiros locais para que sigam estimulando o brincar e a aprendizagem lúdica em suas comunidades. O projeto também disponibilizará, em cada cidade, uma biblioteca com 80 livros para guiar as experiências das crianças desses lugares. Em Salvador, última cidade em que a iniciativa passa, a locomotiva do Expresso do Brincar será deixada na cidade, no CEU de Valéria. A entrega acontece no dia 30, em evento que conta com discussões sobre a importância da brincadeira na infância e com coletiva de imprensa que leva jornalistas e crianças para perguntarem sobre o brincar.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário