• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Projeto Fundo da Folia retira toneladas de lixo do mar após o carnaval
Bahia

Projeto Fundo da Folia retira toneladas de lixo do mar após o carnaval

Em 2020, o Projeto completa dez anos de atividades

Por Da Redação
Ás

Projeto Fundo da Folia retira toneladas de lixo do mar após o carnaval

Foto: Reprodução / Fundo da Folia

Fundo da Folia é o nome do projeto voluntário que nasceu após o carnaval da Barra, em 2010, quando quatro amigos surfistas se juntaram para retirar o lixo do fundo do mar naquela região. Usando apenas equipamentos básicos de mergulho e dois “Stand Up Padlle”.

As ações continuaram e este ano, o Projeto comemora dez anos de existência. “Ao longo de 10 anos e mais de 200 mergulhos retirando milhares de resíduos do fundo do mar, voluntariamente, o Fundo da Folia passou a ser referência na maneira de realizar suas ações. Uma maneira inovadora em que as necessidades financeiras e burocrática deixaram de ser obstáculos à vontade de um grupo que quer efetivamente participar da gestão de sua cidade”, disse um dos idealizadores, Bernardo Mussi. 

Além da Barra, o grupo realiza ações em outros pontos de Salvador como Boa Viagem, Ondina, Rio Vermelho e Gamboa. 

Para se tornar voluntário é necessário saber nadar e ter seu equipamento básico de mergulho. “Não precisa ser profissional porque fazemos as ações em condições seguras e variando de 1 a 4 mts de profundidade, respeitando o nível de cada um”, explicou o ativista.

O Projeto Fundo da Folia já retirou nesses dez anos de atividade algumas toneladas e milhares de resíduos de todos tipos como pneus, latas, garrafas pet, de vidro, equipamentos eletrônicos, roupas, preservativos, espetinhos, dentaduras, etc.

“Massa que o projeto sempre foi totalmente voluntário e jamais se envolveu com patrocinadores, marcas comerciais e política partidária. É por essa sacada que o projeto continua forte, livre, atraente e muito leve”, informou Mussi.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário