• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Projeto leva alunos da rede pública de Salvador e Mata de São João para Portugal
Bahia

Projeto leva alunos da rede pública de Salvador e Mata de São João para Portugal

Mais de 125 estudantes participam esta semana da fase decisiva do intercâmbio

Por Da Redação
Ás

Projeto leva alunos da rede pública de Salvador e Mata de São João para Portugal

Foto: Divulgação

O projeto de arte-educação, “Era uma Vez... Brasil”, que acontece nacionalmente e está em sua quinta edição leva estudantes da rede pública de ensino a Portugal para percorrerem e conhecerem os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural de 10 dias. 

A iniciativa já mobilizou, desde março de 2020, 1.500 alunos e mais de 70 professores do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de seis cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA), Belo Jardim (PE) e Lençóis Paulista e Macatuba (SP).

Nesta edição, o projeto tem como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a Corte esteve em solo brasileiro. 

E este mês janeiro marca o início de uma etapa decisiva para o “Era uma Vez... Brasil”: é que começa o campus de arte-educação, que acontece em semanas consecutivas nas seis cidades envolvendo, ao todo, 500 adolescentes. Em Salvador e Mata de São João são 125 estudantes participantes, todos oriundos da rede pública de ensino. As atividades presenciais da etapa tiveram início nessa terça-feira (11), na Escola Municipal Maria Odília, em Mata de São João.

“Os alunos farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras” explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto. Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão curtas-metragens de 15 minutos sobre o que aprenderam durante esse processo.

Na região, o projeto conta com a parceria fundamental da RTE Rodonaves, patrocinadora nacional do "Era Uma Vez… Brasil", e com os apoios das Secretarias Municipais de Educação das duas cidades. “Esse é um programa que tem colaborado com as redes de educação, com o desenvolvimento da cultura nacional. É muito importante resgatar esses valores e essa trajetória histórica. Por isso, fico feliz em receber esse programa no município de Mata de São João”, destaca Alex Carvalho, secretário municipal de Educação de Mata de São João.

Mais de oito mil jovens beneficiados 

Criado pela Origem Produções, o “Era uma Vez... Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas em quatro etapas, com o objetivo de colaborar com a difusão da cultura nacional. 

O projeto exalta a diversidade, pluralidade, multiplicidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos nessa construção e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo em todas as suas etapas.

Em quatro anos consecutivos de “Era uma Vez... Brasil”, foram beneficiados cerca de 8 mil jovens, 27 municípios, 364 escolas e 1.500 famílias nos estados Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Realizada simultaneamente em todo o país, a quinta edição do projeto começou em março de 2020 e, por conta do avanço da pandemia, teve muitas das suas atividades adaptadas para o formato online. Em maio de 2021, as ações presenciais foram retomadas e desde então acontecem respeitando todos os protocolos de segurança sanitária vigentes. 

A primeira etapa, chamada de Fatos Históricos, finalizada em novembro de 2021, mobilizou mais de 70 professores em encontros sucessivos de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira. A partir disso, foram propostas atividades de leitura, pesquisa e produção aos alunos, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos e vídeos. Os estudantes que criaram as melhores HQs seguem agora para a segunda etapa, o ‘Campus de arte-educação’.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.