• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Projeto realiza limpeza no mar em celebração ao Dia da Baía de Todos-os-Santos
Bahia

Projeto realiza limpeza no mar em celebração ao Dia da Baía de Todos-os-Santos

‘Paramana Nature’ reforça a importância de cuidar dos mares

Por Da Redação
Ás

Projeto realiza limpeza no mar em celebração ao Dia da Baía de Todos-os-Santos

Foto: Valter Pontes/ Divulgação

Escolhida por turistas de todo o mundo, a Bahia é o maior litoral do Brasil. O que não falta por aqui é praia, mas o que poucos sabem é que as mais belas e pouco conhecidas estão na capital baiana. Com águas limpas e translúcidas, a Baía de Todos-os-Santos, composta por 56 ilhas, é um exemplo disso. Visando fomentar a importância das praias e, consequentemente, do meio ambiente para o turismo, o projeto Paramana Nature realiza uma ação intensiva de coleta submarina de resíduos na Praia de Viração, localizada na Ilha dos Frades, na próxima segunda-feira (1°), data em que é celebrado o Dia da Baía de Todos-os-Santos.

A ação, que tem início às 8h30, visa conscientizar nativos e turistas quanto a importância do descarte correto dos resíduos gerados na praia. Em sua 3ª edição, o projeto é uma realização do Paramana Gin, com o apoio da Fundação Baía Viva e da BP Investimentos. Além de realizar a limpeza e o manejo dos resíduos, a iniciativa contará com um  estande na praia, em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez), onde as pessoas poderão visitar uma exposição de espécies que habitam a região marítima.

No local, serão distribuídas sacolas biodegradáveis e os visitantes serão conscientizados  quanto à importância do descarte adequado dos resíduos produzidos durante a permanência na praia. De acordo com a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, o projeto segue sendo uma ferramenta de manutenção e proteção de mares e rios.

“Essa edição do Paramana Nature é uma demonstração do comprometimento da iniciativa privada com a sustentabilidade e chama atenção para a necessidade de preservação dos ambientes marinhos, que sofrem diariamente os impactos causados pelo descarte indevido de resíduos”, disse.

Paulo Sérgio França Cavalcanti, um dos fundadores do projeto, disse que espera que essa edição seja uma das maiores. “Pretendemos que esta edição seja a mais especial de 2021 e a maior, seja em número de mergulhadores, seja em termos de produtividade da coleta”, disse. 

A importância de cuidar do meio ambiente também é reforçada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que diariamente realiza mutirões para retirar resíduos das praias da capital baiana. “Por isso, sabemos que iniciativas como essa significam a possibilidade de poder sensibilizar cada vez mais pessoas e alertar sobre a necessidade de cuidar do nosso meio ambiente”, reforçou o presidente do órgão, Omar Gordilho.

História

A baía foi navegada por Américo Vespúcio, a serviço de Portugal, em 1501. Apesar da beleza, o conjunto de ilhas nem sempre foi equipado para o turismo. Até hoje, o acesso é difícil devido à falta de linhas regulares de barcos.  A Fundação Baía Viva trabalha em projetos e obras para melhorar a estrutura das ilhas e, dessa forma, as capacitar para atividades de interesse turístico.  As ações se percebem principalmente na Ilha dos Frades, onde a fundação restaurou patrimônio histórico e facilitou a instalação de restaurantes e pousadas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário