• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Projeto S: Mesmo com 98% da população-alvo vacinada, Serrana-SP continua registrando novos casos e mortes por Covid-19
Coronavírus

Projeto S: Mesmo com 98% da população-alvo vacinada, Serrana-SP continua registrando novos casos e mortes por Covid-19

O Projeto S é um estudo clínico do Butantan sobre o impacto da imunização na contenção da pandemia

Por Da Redação
Ás

Projeto S: Mesmo com 98% da população-alvo vacinada, Serrana-SP continua registrando novos casos e mortes por Covid-19

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O município paulista de Serrana, região metropolitana de Ribeirão Preto, é o primeiro município brasileiro a vacinar em massa a população contra a Covid-19. Segundo dados do Instituto Butantan, 98% da população-alvo de um experimento de vacinação em massa no município recebeu as duas doses da Coronavac, vacina produzida na China e envasada pelo próprio Butantan. Ao todo, foram imunizadas 29.682 pessoas acima de 18 anos, o que corresponde a 65% da população da cidade.

Com isso, se esperava que a cidade tivesse os melhores números da pandemia. Não é o que está acontecendo. Serrana continua registrando novos casos e mortes pela doença.

Nos últimos 7 dias, 5 pessoas morreram de Covid-19 no município. Hoje, Serrana notificou 25 novos casos confirmados da doença, atingindo uma média-móvel de 9 novos infectados por dia, conforme dados do Painel Covid19 do Ministério da Saúde.

Já se passaram 16 dias desde a conclusão do estudo, mas parece que os resultados ainda não vieram. Os pesquisadores devem preparar o relatório do experimento, que será publicado em forma de artigo científico.

Projeto S

O Projeto S é um estudo clínico do Butantan sobre o impacto da imunização na contenção da pandemia. A imunização da população de Serrana alcançou 27.150 pessoas, o que indica uma cobertura vacinal de 97,9%.

No dia 11 de abril, se encerrou um ciclo de oito semanas de imunização da população de Serrana, iniciada em 17 de fevereiro. O município foi dividido em quatro grupos, e a cada semana um dos grupos era vacinado – nas primeiras quatro semanas, com a primeira dose da vacina; nas quatro semanas seguintes, com a segunda dose. O resultado foram 6.600 pessoas do Grupo Verde vacinadas, 94,2% dos voluntários cadastrados na região; 6.370 moradores do Grupo Amarelo, 94,8% dos cadastrados; 5.928 pessoas do Grupo Cinza, 93,8% dos cadastrados; e 8.202 moradores do Grupo Azul, 99,2% dos cadastrados.

De acordo com dados do Butantan, foram aplicadas 54.872 doses da CoronaVac e registrados 46 eventos adversos graves. No período, houve seis mortes por Covid-19: cinco pessoas faleceram após tomar somente a primeira dose, e uma pessoa faleceu após tomar a segunda dose (os sintomas começaram a se manifestar dois dias após a aplicação, o que indica que o paciente já estava infectado quando tomou a segunda dose). Entre as pessoas não vacinadas, foram 14 mortes por Covid-19.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.