Política

Projetos sobre combustíveis devem ser votados nesta quarta (16)

Informação foi dada pelo presidente do Senado, Arthur Lira

Por Da Redação
Ás

Projetos sobre combustíveis devem ser votados nesta quarta (16)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que os dois projetos para estabilização do preço dos combustíveis podem ser votados pelo Plenário na última quarta-feira (16). Em coletiva nesta terça-feira (15), Pacheco informou que a apresentação de emendas às propostas poderá ser feita até a tarde, para que os senadores possam contribuir com a “melhor edição possível”.

"Então eu acredito muito que amanhã, na sessão do Senado, nós vamos ter esses dois projetos maduros para uma apreciação do Plenário e deixar o Plenário, obviamente, decidir se deve aprovar ou não e em que formas devem ser aprovados. E uma vez aprovados, encaminhar à Câmara dos Deputados, porque, de fato, essa situação alarma toda sociedade brasileira e nós precisamos dar uma resposta. O preço dos combustíveis está cada vez mais alto, valores realmente exorbitantes e isso pressiona muito a inflação", afirmou.

Além disso, Pacheco afirmou que a reunião de líderes, que aconteceu na segunda-feira (14), foi “muito produtiva”. Segundo ele, todos estão empenhados em colaborar com o trabalho do relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN).  

"Foi uma reunião muito produtiva, com a participação de diversos líderes, muitos opinando em relação a diversos institutos que estão ali contidos, desde a alíquota de ICMS, passando pela monofasia tributária, a conta de estabilização que está materializada no projeto do senador Rogério Carvalho, a discussão sobre a pertinência ou não de um imposto de exportação. Tudo isso foi muito debatido na reunião de líderes, e o senador Jean Paul assimilou diversas ideias", disse. 

Os dois projetos de lei visam reduzir o preço dos combustíveis e são relatados por Jean Paul Prates. Ambos estão na pauta desta quarta.

O PL 1.472/2021, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), cria um fundo para estabilizar o preço do petróleo e derivados e estabelece uma nova política de preços internos. Já o PLP 11/2020, oriundo da Câmara, determina um valor fixo para a cobrança do ICMS sobre os combustíveis. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário