• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Proposta suspende royalties do petróleo de estado ou municipio que descumprir plano da União
Brasil

Proposta suspende royalties do petróleo de estado ou municipio que descumprir plano da União

Texto, em análise na Câmara dos Deputados, insere o dispositivo na Lei de Petróleo e Gás

Por Da Redação
Ás

Proposta suspende royalties do petróleo de estado ou municipio que descumprir plano da União

Foto: Agência Brasil

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 190/21 suspende a distribuição de royalties e de participações especiais do petróleo ao ente federativo que descumprir o plano de equilíbrio e recuperação fiscal acordado com a União. De acordo com o texto, o dinheiro ficará bloqueado temporariamente, enquanto durar a inadimplência do estado ou município, e será corrigido pela inflação. 

Em razão de leis específicas, permanecerão os repasses para educação, saúde e segurança. “Os planos de recuperação fiscal foram criados para dar aos estados e municípios os instrumentos para ajuste das contas públicas, e a adesão é voluntária, parte da própria vontade de cada ente federativo em pactuar com a União compromissos e metas”, disse o autor da proposta, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ).

“Devemos reconhecer que há tentação populista para o gestor mal intencionado aderir, almejando alívio orçamentário temporário sem cumprir o que ele mesmo pactuou. O projeto tem o objetivo de desestimular esse comportamento inadequado e oportunista do mau gestor público”, completou.

O texto, em análise na Câmara dos Deputados, insere o dispositivo na Lei de Petróleo e Gás. O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário