Mundo

Protesto em Israel acusa Netanyahu de destruir democracia

Manifestantes utilizavam máscaras respeitavam a distância de dois metros umas das outras

Por Da Redação
Ás

Protesto em Israel acusa Netanyahu de destruir democracia

Foto: Corinna Kern / Reuters

Uma manifestação na Praça Rabin, em Tel Aviv, reuniu milhares de israelenses no domingo (19) em protesto contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, enquanto enfrentavam restrições rígidas por causa do coronavírus. As pessoas utilizavam máscaras e respeitavam a distância de dois metros umas das outras.

Os manifestantes, que se identificam pela bandeira negra e sob o lema “Salvem a democracia”, ganharam força em março, quando uma carreata de centenas de carros cruzou Jerusalém para protestar contra medidas consideradas antidemocráticas no combate à Covid-19, incluindo a aprovação do rastreamento de civis por telefone.

Os manifestantes afirmam que Netanyahu tem enfraquecido o sistema de pesos e contrapesos israelense. Isto acirrou-se com a emergência sanitária, que levou a aprovação de medidas de exceção, que, segundo os manifestantes, ameaçam direitos individuais e de privacidade.

Netanyahu, que nega qualquer irregularidade, está sob acusação criminal em três casos de corrupção. Ele também está negociando um acordo de compartilhamento de poder com seu rival Benny Gantz para formar um governo de coalizão que encerraria um ano de impasse político após três eleições inconclusivas. Israel registrou mais de 13 mil casos de coronavírus e 172 mortes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário