• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Protocolo pioneiro de digitalização que visa unificar o sistema de saúde é assinado nesta sexta-feira (30)

Protocolo pioneiro de digitalização que visa unificar o sistema de saúde é assinado nesta sexta-feira (30)

A Bahia se torna líder na modernização do SUS

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Protocolo pioneiro de digitalização que visa unificar o sistema de saúde é assinado nesta sexta-feira (30)

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A ministra da saúde Nísia Trindade e o governador Jerônimo Rodrigues assinaram nesta sexta-feira (30) um protocolo pioneiro de digitalização que visa unificar o sistema de saúde do país. Dessa forma, a Bahia se torna pioneira na modernização do SUS.

O coordenador Geral de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Cavalcante Teixeira Daltro, participou da cerimônia que ocorreu na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em Salvador. Na ocasião, o coordenador falou sobre a implementação do programa.
 
"A Bahia conseguiu dentro dos três eixos do programa que é letramento, prontuário eletrônico, soluções tecnológicas e o terceiro eixo que é a interoperabilidade. A gente trouxe para a secretária da Bahia 5 milhões, 580 mil reais para a Secretaria da Saúde do Estado e 13 milhões para os municípios na primeira parcela, totalizando na segunda parcela é sede esse valor, a gente duplica esse valor na segunda parcela", afirmou.  

A expansão da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS) tem investimento total estimado de 30 milhões. A plataforma pioneira será integrada à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A expectativa é que triplique o volume de dados e aumente a capacidade de monitoramento das políticas públicas. 

"A gente vai conseguir ter políticas públicas muito mais rápidas, muito mais efetivas, a gente vai conseguir saber onde estão as pessoas, onde estão os agrados, predição de doenças, onde é que vai acontecer o próximo surto, e a gente sai na frente porque a gente desenvolveu a Rede Estadual de Dados em Saúde.", declarou Cavalcante. 

Também é prevista a ampliação do prontuário eletrônico dos Aplicativos de Gestão Hospitalar (AGHUse), que será expandido de 31 unidades para 95 até 2026. A Bahia investiu mais de R$ 114 milhões em saúde digital. Cavalcanti também informou o plano de ter uma unidade totalmente digital. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário