Proximidade entre o início da Copa do Mundo e a Black Friday deve impulsionar comércio
A movimentação na economia começou com o álbum de figurinha
Foto: Edu Garcia/ r7
No final do ano, além do Natal e da Black Friday, datas que tradicionalmente movimentam a economia, haverá a Copa do Mudo, em novembro. A proximidade entre o início da Copa do Mundo e a Black Friday, que acontece no 25 de novembro, somente cinco dias após o evento esportivo começar, deve impulsionar as vendas em 12%, em comparação ao primeiro semestre, segundo dados da ABV (Associação Brasileira do Varejo), além de injetar mais de R$ 20 bilhões na economia.
A expectativa é que, com a Copa do Mundo, 60 milhões de pessoas comprem no comércio ou contratem serviços para acompanhar o evento esportivo, R$ 20,3 bilhões devem ser injetados na economia brasileira.
A estimativa é do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Já a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) espera um crescimento de 7,9% , em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil foi sede da Copa.
Os eletrodomésticos costumam registrar aumento nas vendas, principalmente de televisores, home theaters e cervejeiras. A área de alimentação é outro setor beneficiado. A economia sente ainda os efeitos de quem investe em passagens e faz compras para se preparar para viajar e ver os jogos ao vivo. A movimentação na economia começou com o álbum de figurinhas, que é vendido cerca de três meses antes do evento e marca o início da preparação para a data.
Com a proximidade da Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) reviu a projeção de crescimento para o segundo semestre. O setor estima para dezembro de 2022 um crescimento de 3,30% e, não mais 3%.