PSD e MDB comandam o maior número de Prefeituras no Brasil
Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as capitais conquistadas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O PSD e o MDB são os partidos que mais elegeram prefeitos nas eleições municipais de 2024. Após o segundo turno, o PSD, liderado por Gilberto Kassab, chega a 885 prefeituras, enquanto o MDB, sob a liderança de Baleia Rossi e Ricardo Nunes, administrará 853 municípios no próximo ano.
Em terceiro lugar, o PP, de Ciro Nogueira, governará 746 cidades, seguido pelo União Brasil com 583 prefeituras, o PL de Jair Bolsonaro com 516, e o Republicanos com 433. O PT encerrou o pleito com 252 prefeituras, incluindo a capital Fortaleza, com Evandro Leitão.
Principais vitórias nas capitais
O PSD teve no segundo turno com a eleição de Fuad Noman em Belo Horizonte e Eduardo Pimentel em Curitiba. O MDB, pela primeira vez, venceu em São Paulo com Ricardo Nunes e elegeu Sebastião Melo em Porto Alegre. O União Brasil conquistou a prefeitura de Natal com Paulinho Freire, enquanto o PL obteve destaque ao eleger Abilio Brunini como prefeito de Cuiabá.
No primeiro turno, o PSD elegeu 877 prefeitos, incluindo Eduardo Paes, reeleito no Rio de Janeiro. O MDB, com 832 prefeitos, ficou em segundo lugar, seguido pelo PP (711), União Brasil (605), PL (510), e Republicanos (430).