PSL e DEM cogitam fusão para fortalecimento nas eleições de 2022, diz jornal
Legenda visa aumentar o número de parlamentares na Casa
Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
O presidente do DEM, ACM Neto, e o do PSL, Ricardo Bivar, cogitam unir as legendas para fortalecer os partidos nas eleições de 2022. A informação é do jornal O Globo. Com a junção, a legenda passaria a ter o maior número de parlamentares na Câmara dos Deputados.
A expectativa é que o DEM discuta o tema e liste as vantagens da união com seus principais quadros em uma reunião da Executiva Nacional nas próximas semanas. Hoje, o partido tem 28 deputados federais na Câmara, enquanto o PSL possui 53, o maior número.
A fusão não apenas proporcionaria o maior número de parlamentares na Câmara, mas também aumentaria os recursos financeiros e tempo de televisão para as eleições presidenciais de 2022, inclusive podendo ajudar o partido a lançar uma nova candidatura.
O PSL chegou a defender a candidatura do presidente do senado, Rodrigo Pacheco (DEM), como uma terceira via. Além do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, nome também citado nas pesquisas.
Nomes como Onyx Lorenzoni, atual ministro do trabalho, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, devem sair do PSL para ingressar no partido que receber Bolsonaro, que desfilou do partido em 2019, após briga com Bivar.