PSOL acionará STF contra detenção de Glauber Braga
Parlamentar e três estudantes foram presos durante desocupação da UERJ
Foto: Reprodução/TV Globo
A bancada do Psol informou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a detenção do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). Glauber e três estudantes foram detidos, nesta sexta-feira (20), durante a desocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Estudantes da UERJ ocupavam o local desde agosto em protesto por corte de benefícios. O deputado participava das negociações pela reintegração de posse da reitoria da instituição de ensino, determinada pela Justiça do Rio de Janeiro.
Em nota, o PSOL disse considerar inconstitucional a detenção de Glauber. O argumento é de que, de acordo com a Constituição, deputados são invioláveis, civil e penalmente, por suas opiniões, palavras e votos, e só podem ser presos em caso de flagrante de crime inafiançável.
“A inconstitucionalidade da detenção do deputado Glauber Braga é explícita e tomaremos as medidas necessárias para garantir o livre exercício do mandato parlamentar, a integridade física, a liberdade de manifestação e contra o abuso policial a todas as instâncias e poderes cabíveis”, informou o partido em nota.
Além do STF, a bancada pretende acionar o Superior Tribunal de Justiça (STJ), “tendo em vista os desmandos do governador Cláudio Castro”.