PSTU anuncia "voto crítico" em Lula no segundo turno
No primeiro turno, sigla apresentou a candidatura de Vera Lucia à Presidência

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O PSTU anunciou, nesta quinta-feira (6), apoio à candidatura de Lula (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. Em declaração de repúdio à gestão Bolsonaro, a legenda frisou que, embora não apoie "o projeto capitalista, social-liberal e de conciliação de classes do PT", defende o "voto crítico" na chapa Lula-Alckmin.
"No 2º turno, quando não podemos apresentar uma candidatura independente, defendemos o voto crítico em Lula para derrotar Bolsonaro nas eleições. Isso porque Bolsonaro reivindica a ditadura militar, defende um projeto autoritário e ameaça as liberdades democráticas", diz o anúncio.
No primeiro turno, a legenda lançou a candidatura de Vera Lúcia à Presidência, que terminou com 25.625 votos (0,02%). O PSTU também apresentou candidaturas ao governo, senado e para deputados federais e estaduais em todas as regiões do Brasil, mas nenhuma conseguiu se eleger.
Na mesma direção, o PDT de Ciro Gomes e o Cidadania, que apoiou a candidatura de Simone Tebet no primeiro turno, declararam apoio à Lula. O petista já contava com o apoio, ainda no primeiro turno, dos partidos PC do B e PV que, junto ao PT, formam a coligação Brasil da Esperança. A federação PSOL- REDE também já havia anunciado apoio à Lula ainda no primeiro momento das eleições.