PT, PV e PCdoB vão ao TSE contra Bolsonaro por suposta propaganda eleitoral irregular
PT também acusa presidente incitar o ódio contra o STF na convenção do PL
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
A federação partidária Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) entrou na última terça-feira (26) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PL). As siglas acusam o candidato à reeleição de usar as redes sociais dias antes da convenção eleitoral do Partido Liberal (PL), realizada no último domingo, para fazer propaganda eleitoral irregular.
Além disso, o Partido dos Trabalhadores (PT) acusa o presidente de incitar o ódio contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ao chamar os ministros de “surdos de capa preta” e também de realizar “showmício” no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, durante a convenção.
Os advogados do PT colocaram no documento que “de forma alguma a convenção deve servir de palanque, ou de oportunidade para a realização de campanha eleitoral para qualquer candidato”. Ainda de acordo com o PT, Bolsonaro também usou acusações falsas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o partido, as falas do presidente “ultrapassam todo e qualquer limite da liberdade de expressão, uma vez que violam a honra, como também a moral” do candidato petista.