PT replica populismo sul-americano no Brasil, diz Ciro Gomes no JN
Candidato fala em "plebiscito pragmático" para "energizar política" nacional
Foto: Reprodução
O candidato a presidência Ciro Gomes, na sabatina desta terça (23) no Jornal Nacional, foi questionado sobre a utilização do plebiscito em seu governo, um modelo para convocar o povo em caso de impasse, e como isso não colocaria em risco a democracia direta do Brasil. A bancada do JN perguntou ao Ciro se o uso de um plebiscito não seria um mecanismo populista - o candidato rechaçou o questionamento dos jornalistas.
“Eu faço isso olhando mais para a Europa e os Estados Unidos do que para a Venezuela. Eu acho o regime da Venezuela abominável. É muito clara a minha distinção com esse populismo sul-americano, que infelizmente o PT replica aqui. Ortega na Nicarágua, eu acho tudo isso trágico”, declarou.
O candidato afirmou que a sua ideia é fazer “com que as eleições sejam um plebiscito pragmático”, reafirmando que, em caso de impasse, interessaria ao Congresso chamar a população para entrar num comum acordo.
Questionado também se não haveria crise caso o Congresso não manifeste apoio a essa representação popular, Ciro respondeu que irá “energizar a política brasileira”.