PT vai comemorar 40 anos de história com dificuldade para se renovar

Falta de novos nomes é um dos principais fatores

Por Da Redação
Ás

PT vai comemorar 40 anos de história com dificuldade para se renovar

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai comemorar 40 anos de existência na próxima segunda-feira (10) com um grande desafio de renovar os seus quadros. A falta de novos nomes tem gerado dificuldade da legenda definir candidaturas nas principais cidades na eleição municipal de 2020. Apesar da pressão do ex-presidente Lula para ter o maior número possível de municípios, a legenda deve ter apenas cerca de dez capitais na corrida eleitoral. As informações são do jornal O Globo. 

Dessas cidades, só no Nordeste, reduto tradicional da legenda, os pré-candidatos petistas se mostram competitivos. São os casos da ex-prefeita Luizianne Lins em Fortaleza e da deputada Marília Arraes em Recife.

Reservadamente, alguns dirigentes reconhecem que o partido sofre para se renovar em consequência de seu afastamento das bases nos anos em que permaneceu no poder. Eles também admitem que em muitas cidades serão lançados nomes com chances mínimas de vitória.

O cenário mais crítico e claro da dificuldade do PT para formar quadros acontece em São Paulo. Com a resistência de Fernando Haddad de concorrer, sete nomes se apresentaram para disputar uma prévia na maior cidade do país, mas nenhum deles é visto como competitivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário