Publicações no Facebook sobre fraudes nas urnas eletrônicas crescem 154%, diz pesquisa
O levantamento foi realizado pela agência Lupa, utilizando a ferramenta de monitoramento CrowdTangle, da Meta
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Após declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito do sistema eleitoral do país, foi registrada uma elevação no número de publicações no Facebook sobre fraudes nas urnas eletrônicas. A alta foi de 154% neste ano, quando comparada com o mesmo período de 2018, informou a Folha de S. Paulo.
De acordo com um levantamento realizado pela agência Lupa, utilizando a ferramenta de monitoramento CrowdTangle, da Meta, foram listados 5,6 mil posts virais em grupos e páginas da plataforma mencionado os termos “urnas eletrônicas” e “fraude” entre 1º de janeiro e 29 de julho de 2022, somando 356 mil interações.
Em relação às quatro últimas eleições, o documento mostra que este é o ano com maior número de publicações que tentam apontar que o sistema não é confiável.
“Nos anos em que ocorreram as eleições de 2014 e 2016, houve, respectivamente, 497 e 1,1 mil posts virais que falavam sobre fraude nas urnas. Em 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro foi eleito, houve o primeiro aumento nesse tipo de publicação. Posts virais que citavam irregularidades no pleito cresceram para 2,2 mil, com um total de 150 mil interações”, diz o jornal.