Quadro de saúde de Faustão é considerado como prioritário na fila de transplante
Apresentador está internado para tratar um quadro de insuficiência cardíaca
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O quadro de saúde do apresentador Fausto Silva, o Faustão, o coloca como prioridade na fila de transplantes. Ele está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma insuficiência cardíaca, fazendo diálise, e entrou na fila do transplante para receber um novo coração.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 386 pessoas aguardam pelo órgão no Brasil. No país, todos os transplantes de órgãos respeitam o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), sejam eles custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde ou pagos pelo paciente. A fila funciona por ordem cronológica de inscrição, mas é balizada por outros fatores, como gravidade e compatibilidade sanguínea e genética entre doador e receptor.
Como Faustão está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o caso é considerado grave e ele passa a ter prioridade na fila. "Esse paciente passa na frente. Por exemplo, o Faustão está hoje na UTI. Ele está tomando medicamentos na veia para fazer o coração bater mais forte. Só que isso é momentâneo. Isso não é eterno. Então como ele está com uma gravidade maior, ele 'fura a fila', mas tem que estar na UTI e ser justificado", explicou o médico João Vicente da Silveira, especialista em cardiologia, em entrevista à Folha de S.Paulo.