Quaest: 60% dos brasileiros de baixa renda não têm cartão de crédito
Pesquisa mostra diferença de comportamento entre as classes sociais do país

Foto: Reprodução/MarceloCasalJr/AgênciaBrasil
Uma pesquisa divulgada pela Quaest neste domingo (16), apontou que dos 68% dos brasileiros de baixa renda que têm uma conta bancária, 65% têm chave Pix. O levantamento também mostra a diferença de comportamento entre as classes sociais do país.
O levantamento reforça a ideia de que a ferramenta de pagamento instantâneo ajudou a digitalizar as transações bancárias de uma população que, antes, só podia movimentar o dinheiro em espécie. No entanto, a bancarização dessa parte da população é limitada, não conseguindo ter acesso às outras ferramentas do mercado financeiro, como cartão de crédito, por exemplo.
Apenas 40% da baixa renda tem cartão de crédito, modalidade que é a maioria para a classe média (58%) e alta (73%), segundo a pesquisa, que usou dados nacionais domiciliares realizados no ano de 2024.
O endividamento é maior para a população de baixa renda (25%), mesmo não sendo a que mais tem acesso ao cartão de crédito. Não ter dívidas ainda é um privilégio da classe alta (27%), de acordo com os dados.