Quaest: falas de Lula sobre Israel estão entre os temas políticos mais discutidos desde janeiro de 2023
Segundo a pesquisa, 90% de todos os comentários coletados são críticos à fala do petista
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foi divulgado na tarde desta segunda-feira (19) um levantamento inédito da Quaest, revelando que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Israel é o terceiro tema político mais discutido em menções e alcance desde janeiro de 2023. Segundo a pesquisa, 90% de todos os comentários coletados são críticos à fala do petista.
A mais recente polêmica sobre o assunto aconteceu durante uma coletiva de imprensa na Etiópia, onde Lula classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.
"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças", completou.
Essa declaração, somada a outras já proferidas pelo presidente, desencadeou inúmeras críticas da oposição. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, por exemplo, declarou Lula como persona non grata.