• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Quase 200 casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados diariamente no Brasil

Quase 200 casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados diariamente no Brasil

O maior número de casos registrados estão entre os adolescentes de 15 a 19 anos.

Por Da Redação
Ás

Quase 200 casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados diariamente no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay

O Brasil registrou uma média de 196 casos por dia de violência física contra crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Ao todo foram registrados mais de 71 mil casos no ano passado. Os dados são parte de um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que apura os casos com base nas informações recebidas por unidades de saúde de todo o país.

Os números mostram que cerca de 80% das agressões contra crianças de até 14 anos são domésticas. O Ministério da Saúde informa que, em 2023, foram registradas mais de 3 mil notificações envolvendo bebês com menos de um ano, 8.300 casos relacionados a crianças de 5 a 9 anos. O maior número de casos registrados estão entre os adolescentes de 15 a 19 anos, totalizando mais de 35 mil denúncias ao longo do ano.

A região Sudeste apresenta a maioria dos casos de violência física contra as crianças e adolescentes, devido ao grande número de habitantes e sistemas mais eficientes de diagnóstico e denúncias. As demais regiões do país também registraram número expressivos.

No Brasil, qualquer suspeita ou confirmação de violência física, psicológica ou sexual contra menores deve ser obrigatoriamente reportados ao Conselho Tutelar, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As delegacias de polícia e o Ministério Público também precisar ser notificados.

A Sociedade Brasileira de Pediatria prepara o lançamento de uma campanha sobre a temática em todo o País, com o intuito de orientar os médicos quanto aos sinais de violência contra crianças e adolescentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário