Mais de 1.500 pessoas são presas durante operação da PRF
Quase 200 toneladas de maconha foram apreendidas
Foto: Reprodução
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Conatus I, que intensificouo policiamento nos principais corredores logísticos do país para combater o tráfico de drogas e armas. Entre 11 de março e 31 de maio, foram apreendidas 192 toneladas de maconha, 10 toneladas de cocaína, além de 53 armas de fogo e 1.190 munições.
A operação também resultou na detenção de 1.578 indivíduos e na apreensão de quase seis milhões de maços de cigarros ilegais.
A Conatus I foi dividida em quatro fases e mobilizou equipes em oito estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. A estratégia ficou nos principais acessos aos centros urbanos, reforçando a fiscalização para demantelar a logística do crime.
Além dos resultados quantitativos, a operação promoveu a troca de conhecimento entre os policiais de diferentes regiões do país, enriquecendo a expertise no combate ao crime organizado. De acordo com o coordenador de Áreas Especializadas de Combate ao Crimes da PRF, a análise das rotas multimodais revelou novas conexões usadas pelo tráfico de drogas, orientando futuras operações.