Quase 27 milhões de brasileiros ingressaram no sistema bancário nos últimos dois anos e meio
O número representa um avanço de 16,26% nos dados de novos relacionamentos, com salto de 8,66%
Foto: Freepik
Quase 27 milhões de brasileiros ingressaram no sistema bancário nacional nos últimos dois anos e meio. O número representa um avanço de 16,26% nos dados de novos relacionamentos, com salto de 8,66% (16,3 milhões) no total de bancarizados (os indivíduos incluídos no sistema bancário) em 2020, de 165,6 milhões para 192,5 milhões.
Especialistas atrelam esse fenômeno à pandemia de COVID-19, onde os serviços digitais, incluindo pagamentos financeiros, cresceram exponencialmente por conta do isolamento adotado durante o período no país.
Indo pelo mesmo caminho, o Banco Central, através do seu Relatório de Cidadania Financeira, publicado em 2021, avalia que a distribuição do auxílio emergencial para limitar os impactos financeiros causados pela crise sanitária "acelerou a inclusão financeira" no Brasil.
O desenvolvimento do Pix, uma plataforma de pagamento instantâneo apresentada pelo Banco Central em novembro de 2020, também é considerado um fator crucial para a integração de cidadãos brasileiros no sistema financeiro ao longo dos últimos anos.