Quase 90% das mães são responsáveis por custear os gastos da casa, aponta pesquisa
Levantamento também revelou que 65% das mulheres enxergam a alimentação como um dos principais encargos financeiros; veja números
Foto: Freepik
Quase nove em cada dez mulheres assumem a responsabilidade pelos custos domésticos no Brasil. É isso que aponta a mais recente pesquisa conduzida pela Ticket, empresa especializada em vale-refeição e vale-alimentação. Entre as mulheres com filhos, que representaram cerca de três mil respondentes, 89% assumem a maior parte dos gastos familiares, enquanto 87% encerraram o primeiro trimestre de 2024 endividadas.
Esses números destacam um cenário desafiador para as mães, ressaltando a sobrecarga financeira que pode impactar tanto sua saúde física quanto mental, afetando seu desempenho profissional, conforme observado por Natália Ghiotto, Diretora de Produtos da Ticket.
A pesquisa também revelou que 65% das mulheres identificam a alimentação como um dos principais encargos financeiros, e 75% afirmaram que as dívidas afetaram a qualidade das refeições em suas casas.
Cerca de 75% também consideram os benefícios corporativos, como os vales alimentação e refeição, fundamentais, já que seus salários não são suficientes para cobrir todos os gastos mensais.
Os dados também apontam que 69% das entrevistadas recebem vale-alimentação, enquanto 51% são beneficiadas com vale-refeição pelas empresas onde trabalham.