Quase metade dos brasileiros tem trabalho extra para complementar renda, diz Ipec
Serviços gerais são os bicos mais comuns para os milhões de brasileiros
Foto: Reprodução
Pelo menos 45% dos brasileiros fazem trabalhos extras para complementar a renda, o que corresponde a 70,2 milhões de pessoas. É o que afirma uma pesquisa realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis.
O levantamento foi feito nas cinco regiões do país e coletou depoimento de 2 mil brasileiros com mais de 16 anos em 128 municípios. A pesquisa aconteceu entre 1 e 5 de abril de 2022 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Na busca pelo complemento da renda, os serviços gerais são os bicos mais comuns para milhões de brasileiros. Em segundo lugar, está a produção de alimentos em casa para vender. Já a terceira, é anunciar roupar e artigos usados para a venda.
Ainda de acordo com o estudo, as regiões onde o bico é mais popular são Norte e Centro-Oeste, onde quase 48% da população fez algum tipo de trabalho extra.
O estudo aponta também que 47% dos entrevistados têm visto ou conhecem uma pessoa com dificuldades para comprar comida, enquanto 37% perceberam o aumento da população de moradores de rua. Para 29% foi observado um crescimento no número de ambulantes em semáforos, e 17% disseram ter notado o aumento de barracos e ocupações na cidade em que mora.