“Quase todas as queixas estão ao seu favor. O TSE toma conta de tudo”, diz Bolsonaro em debate
Presidente também questionou Lula sobre campanha petista contra seu governo, que não foi respondida
Foto: Reprodução/Globo
Jair Bolsonaro e Lula participam do último debate presidencial organizado pela TV Globo nesta sexta-feira (28). Durante o primeiro bloco, Bolsonaro voltou a criticar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as investigações das inserções das rádios, afirmando que o sistema estaria contra ele, e que o TSE “toma conta de tudo”.
“Você sabe que o sistema está contra mim, quase todas as queixas estão ao seu favor, inclusive as inserções das rádios. O TSE toma conta de tudo, mas na hora de me atender por inserções que seu partido roubou, o TSE vai investigar a mim e ao meu partido”, afirmou.
Recentemente, Bolsonaro acusou o ministro Alexandre de Moraes de parcialidade, por considerar a petição sobre supostas irregularidades em emissoras de rádio, que se omitiram a exibir propagandas eleitorais de Bolsonaro, como inapta por falta de provas.
Ainda durante o debate, o presidente Jair Bolsonaro fez duros questionamentos a Lula a respeito da sua propaganda que afirma que o presidente, se reeleito, acabará com o salário mínimo, décimo terceiro, férias e hora extra. Lula no entanto, se esquivou de responder se as afirmações levantadas por Bolsonaro eram verdadeiras ou falsas, mas apontou que o presidente não teria fornecido aumento real ao salário mínimo durante o seu mandato.
“Eu não vim aqui pra responder o candidato, mas para conversar com os brasileiros. Durante 4 anos esse homem governou o país e não deu 1% de aumento no salário mínimo nem na merenda escolar. Não houve aumento de salário, foi apenas uma reposição inflacionária. Eu aumentei o salário mínimo em 64% e ele não aumentou o salário, apenas concedeu a inflação”, afirmou Lula.
O primeiro bloco do debate foi marcado por acusações e ofensas. Em diversos momentos, Lula e Bolsonaro se referiram um ao outro como “mentirosos”, rebatendo as falas.
No twitter, os internautas apontaram Bolsonaro como sendo o candidato que está proferindo mais ofensas. A senadora Simone Tebet, que declarou apoio a Lula, fez uma publicação dizendo que presidente “prefere usar o debate para provocações e acusações”
Bolsonaro não fez uma proposta para o futuro do Brasil. Prefere usar o debate para provocações e acusações. É a narrativa do derrotado.
— Simone Tebet (@simonetebetbr) October 29, 2022